quarta-feira, 6 de julho de 2011

Piloto de Aeronaves, que diabos é essa profissão? [Parte 3]

"Raymonde de Laroche, Uma experiente balonista se tornou a primeira piloto do mundo em 8 de Março de 1910".

1)            6) - Aquela Relação Custo x Benefício
As aulas práticas de voo são caras, quando comparadas a outras atividades mais comuns, lembre que apesar do combustível ser mais barato que a gasolina comum para carro, um avião pode levar toneladas e centenas de litros de gasolina para aviação ou querosene de aviação. Mas também o custo gera entorno de várias coisas como a segurança da aeronave, elas precisam de manutenção constante. Mas tenha a mente que apesar de caro e de aparentar que é muito dinheiro para pouco avanço, você está investindo em você, na sua educação, no desenvolvimento de novas habilidades, em se tornar um piloto bom e seguro. A Aviação não é um processo estático, ele sempre está em um processo continuo de aprendizado, sendo que muitas vezes você terá que ser seu próprio instrutor, e, como tudo em educação o treino inicial será à base de sua educação, e que, se bem feito, possibilitara a você ter no futuro treinamentos mais avançados e que requeiram mais conhecimento técnico e experiência enriquecendo sua bagagem cultural e seu currículo. Cabe inteiramente a você, dependendo do seu dinheiro disponível e em quanto tempo deseja terminar treinamento básico, determinar qual o aeroclube que se encaixa no seu orçamento.
      ·         Existem diferenças de hora de voo entre os aeroclubes / escolas de aviação para uma mesma aeronave. Mas tenha em mente os fatores já mencionados, como manutenção, distância do aeroclube / escola de aviação e eventuais despesas extras. Às vezes o que a princípio pode ser mais barato, pode se tornar caro mais adiante.
      ·         Veja o que está incluso nos valores cobrados. Alguns aeroclubes / escolas de aviação não cobram o ground school, oferecem palestras gratuitas de segurança de voo, possuem simuladores de PC para livre uso e treinamento, fornecem material didático (como checklists das aeronaves), etc.
      ·         Alguns aeroclubes / escolas de aviação fornecem descontos para pacotes (exemplo: pacote de 10 horas você tem x % de desconto).
       ·        Veja a política de reembolso. No caso de você ter comprado um pacote e ter que parar o treinamento (ou por motivos pessoais ou porque você optou por mudar de aeroclube), qual o percentual do valor pago e não utilizado você terá direito de reembolso.

2)         7) -  Faculdade de Aviação, como funciona?
A Faculdade de aviação funciona de maneira semelhante a parte teórica do aeroclube, e além do mais em seu currículo você terá um complemento a mais, uma formação acadêmica, só que lembraremos uma coisa muitíssimo importante na faculdade não temos o prático, apenas o teórico, o pratico faremos separados concomitante com a faculdade. Mas Amanda, faculdade de aviação compensa? Se você tiver dinheiro compensa sim, uma formação acadêmica é ótima principalmente se você souber escolher o lugar para fazer o curso. Atualmente temos 3 Universidades que possuem aviação como opção de curso, dentre elas estão a PUCRS, a PUCGO e a UAM – Anhembi-Morumbi em São Paulo. Vou escrever um pouco sobre a UAM a qual conheço. A UAM, Universidade Anhembi Morumbi, fica em São Paulo capital, o campus de Aviação é o “Centro” que se localiza no centro de SP. Os alunos que optam por pilotagem treinam em modernos simuladores de voo, em que recebem instruções de voo por instrumentos (IFR), e no simulador de BOEING 737 NG. Além disso, o curso ainda conta com laboratórios de motores e componentes aeronáuticos e laboratórios de física, bem como programas de controle de aeroportos.

Ao final do curso você estará apto a:
  • Comandar aeronaves ou desempenhar atividades na administração de empresas de táxi aéreo, resgate aeromédico, reportagem ou publicidade aérea, ou atuar como piloto particular ou instrutor de voo;
  • Voar em grandes empresas aéreas, inicialmente como copiloto;
  • Trabalhar em operações;
  • Supervisionar atividades de manutenção;
  • Desenvolver novos projetos comerciais.
Como gestor de aeroportos:
     Desenvolver novos projetos comerciais que envolvam aeroportos;
Trabalhar em empresas privadas que possuem ou administram aeródromos.

Como gestor de empresas aéreas:
    Ingressar na parte administrativa das empresas aéreas, atuando de diferentes maneiras, uma vez que o curso proporciona vasto conhecimento dos bastidores e de administração.

Ou seja, a universidade é excelente e eu recomendo que se você tiver interesse prossiga. CLIQUE AQUI PARA IR AO WEBSITE DA UNIVERSIDADE.

DICA: Muitos pilotos fazem o seguinte, após concluir o PP no aeroclube e já trabalhando em empresas de Taxi Aéreo, ou em fazendas, etc... Pagam a Faculdade com o dinheiro do trabalho e conseguem seguir durante os 03 anos de faculdade e ficar com os cursos teóricos de Privado e Comercial, com formação acadêmica. Analise bem, se possuir dinheiro suficiente eu recomendo cursar a UAM.

3)            8) -Faça a sua escolha.
Finalmente, analise bem todas as informações recolhidas, com base nos itens anteriores. Pense bem nos Prós e Contras de cada aeroclube/ escola de aviação/ Faculdade. Visite quantas vezes você necessitar, é importante usar a razão e a cabeça de cima logicamente, pois já fiquei sabendo de alunos que frequentaram aeroclube só porque o INVA (Instrutor de Voo) era mulher.
Acredite sempre em você, pois se você conseguir responder a maioria das questões aqui impostas, você fara uma ótima escolha, a melhor que atenda suas necessidades de treinamento e lembre-se, não faça o que você já aprendeu e é bom, insista em treinar no ponto que você tem mais dificuldade e treine, lute, dinheiro de vagar você conseguirá, porém saúde terá que ter cuidado, pois sem ela você não sairá do assento de passageiro! Acredite em você mesmo, que nada é impossível para você! Sucesso em sua escolha e um grande abraço da Garota Aviadora para os futuros Aviadores!



"1º de Agosto de 1922, Harriet Quimby tornou-se a primeira mulher licenciada para voar nos Estados Unidos".

Como diz o grande comandante Sales: “As críticas e opiniões negativas são o combustível que faz o seu avião voar”!

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