quarta-feira, 6 de julho de 2011

Piloto de Aeronaves, que diabos é essa profissão? [Parte 2]

"Comandante Elisa Rossi, 1ª cmte da GOL".

1)            4) - Quais os tipos de Aeronaves que eu quero voar durante o treinamento?
Meu negócio é ultraleves, girocóptero, planadores ou balões para voos turísticos, visuais e radicais! (Então amigo você irá precisar apenas do CPD – Certificado de Piloto Desportivo). Não, Não meu negócio é pilotar aeronaves homologadas, tais como o Cessna 152, 172, O Paulistinha, o Aero Boero, o Piper, o Sertanejo, o Navajo, o Senêca, helicópteros em geral, etc. (Neste caso você vai precisar ter o certificado de Piloto Privado “PP”). Meu negócio é pilotar aviões agrícolas, aviões com bequilha (Rodinha na parte de trás, como o Boero e Paulistinha) ou Triciclo (Cessna 152 “default”, 172 e Piper Cherokee), em ambos precisará ter uma mente “Sadia” e da licença de PP.
As aeronaves que desejo voar serão compatíveis com meu tamanho (altura e peso)? Preste atenção pois peso é a grandeza que mais devemos ter cuidado na aviação, e algumas aeronaves são tão pequenas que uma pessoa fora da média de altura ou peso vai se sentir muito desconfortável durante os voos, e alguns motores possuem restrições para determinados pesos. Mas não desista, meu amigo tem 2 metros e é piloto privado, e em vídeos já vi aqueles pilotos bem gordinhos voando em Piper e Cessnas.

2)             5) - Aeroclubes, Escolas de Aviação, Deus o que é isso?
Após você determinar seus objetivos dentro da aviação e também os tipos de aeronaves que deseja voar no treinamento, você já terá uma facilidade em escolher os possíveis aeroclubes que atenderão seus objetivos. Faça uma lista deles, anote tudo o que conseguir, inclusive veja fotos e websites (se houver).

5.          5.1) -Aeroclube / Escola de Aviação/ Faculdades.
Quanto tempo demora o treinamento completo num Aeroclube? Que tipo de Aeronave é utilizado e quais equipamentos possuem? Qual é o numero de aeronaves disponíveis para treinamento para os alunos (em termos gerais, uma boa relação seria de uma aeronave para cada 4 ou 5 alunos, treinando em tempo integral). Lembrem-se dessas dicas: •           Ele possui aeronaves e treinamentos específicos mais avançados (multi-motor, acrobacia, agrícola) que ampliarão sua experiência de vôo?
  • Quais são as facilidades disponíveis, tais como salas de aula, briefing, material (manuais, computadores com ferramentas de ensino, etc.), simuladores, alojamento, lanchonete, estacionamento, etc.
  • Quais tipos de serviços estão disponíveis no aeródromo (Torre de controle, Sala AIS, etc.)? Existe muito tráfego no aeródromo?
  • Pegue referências de outros estudantes se possível, e também verifique se o aeroclube / escola de aviação não possui nenhuma restrição perante a ANAC.
  • Distância de sua casa/trabalho e eventuais custos envolvidos (gasolina, pedágios, alojamento, etc.).
  • Em que  o seguro do aeroclube / escola de aviação cobre você em caso de acidente (danos pessoais e terceiros, etc.). 
                   5.2) -  Visitando o Aeroclube;
Fique atento visite tantos aeroclubes e faculdades que puder na sua lista e:
Converse com o supervisor dos instrutores, deixe a timidez em casa não tenha receio de perguntar nada. Pergunte desde como o treinamento é feito até as políticas de “no show” (quando você agente o voo e o mesmo não aparece).
Pergunte também como é efetuado o ground school (Ground School não é somente àquele que é feito para uma determinada aeronave, mas também sobre o desenvolvimento de novas habilidades, hábitos, como voar de forma segura, etc.
Pergunte sobre a manutenção que é feita nas aeronaves, é muito importante que tudo seja feito com segurança e a manutenção esteja em dia, lembre-se que as aeronaves de treinamento sofrem em dobro pelo uso constante.
Procure observar o ambiente, analise se ali será a porta do seu sucesso, veja a forma como os instrutores te tratam, veja também o tratamento dos funcionários, os outros alunos, sejam observadores, pois assim você evitará futuras dores de cabeça.

                   5.3) - Instrutores de Voo, INVAs.
Este é o fator “x” que determinará seu aprendizado. Um ótimo instrutor é o segredo de você tornar-se piloto experiente e seguro. Vale ressaltar que você deve se sentir confortável com seu instrutor, o suficiente para não prejudicar o seu aprendizado, ah vale ressaltar também que o mais “gente boa” que for o instrutor ele vai aplicar um “terrorzinho” sobre você, pois, ele precisa treina-lo para situações de estresse. Esvazie sua mente não tenha problemas de relacionamento com aquele instrutor “Evil” e você terá muita facilidade em se concentrar no aprendizado de vôo, o que já é um desafio para você.
Procure conversar com alguns instrutores dos aeroclubes que você irá visitar e lembre-se do que eu falei, deixe a timidez de lado, não hesite em perguntar sobre a experiência que eles possuem, ah lembre-se também que os mais jovens podem ser tão bons quanto os senhores INVAs. Meninas cuidado, veja como eles tratam vocês, é muito importante ter ética, quando forem a visitas, por favor, façam como as Árabes cubram suas vergonhas e veja se o pessoal olha no seu olho não em seu corpo, e também se “deixam coisas no ar”. Não se preocupe a aviação está cheio de carniceiros rodeando as mulheres dentro desse mundo, mas muitos INVAs são realmente profissionais e terão prazer em ensina-las(los) a voar.
Treine muito, não deixe só para o “prático” quando estiver estudando o teórico, instale o FS (Flight Simulator da Microsoft) e treine manobras.

5     5.4) - Voo de Incentivo.           
         Finalmente, se possível, é caro mas vale a pena gastar um pouco do que depois ficar trocando de aeroclube, faça a familiarização com a aeronave e com as grandezas físicas que você sentia nos pés, nas mãos e no corpo inteiro. Não esqueça durante o voo que ali você estará se familiarizando e não fazendo um voo panorâmico, peça ao instrutor que o voo seja de instrução real! Durante o voo observe as atitudes do instrutor, sua metodologia, as explicações em cada fase do voo e o interesse dele em ensinar, ah pessoal isto não é tão importante, mas se você é fluente em inglês e o INVA também prefira usar os temos técnicos em inglês.

"Amy Johnson foi a primeira piloto-feminina a voar a Austrália em 1930".



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